Entre em contato (11) 2023-6299 | contato@wimpel.com.br
Rua Maria Carlota, 661 - Vila Esperança - São Paulo - SP - CEP: 03647-000 Soluções Industriais

(AS DIVERSAS VANTAGENS DE SE CONHECER UMA LIXADEIRA)

Gostou? compartilhe!

(AS DIVERSAS VANTAGENS DE SE CONHECER UMA LIXADEIRA)

mpitemporario.com.br/projetos/www.wimpel.com.br

 

Nesse artigo, vamos falar de algo que têm a mesma função, mas, que dependendo da superfície e o formato onde será utilizada, o seu modelo tem que ser mudado. Sim, iremos falar das diversas lixadeiras disponíveis no mercado. Ter uma lixadeira em mãos é essencial para agilizar o processo de lixar e conseguir um acabamento perfeito nas peças. Aliás, investir em uma lixadeira pode significar qualidade e rapidez na entrega de um serviço. Porém, vale entender quais são os modelos mais indicados para cada tipo de trabalho.

 

  • O QUE SERIA UMA LIXADEIRA?

 

Você sabe dizer o que seria uma lixadeira? Pois bem, essa ferramenta é utilizada para fazer a preparação de diversas superfícies, e como dito anteriormente, existem vários modelos no mercado, sendo elas: elétricas, manuais (portáteis) e pneumáticas. Afinal, lixar peças de madeira, metal ou qualquer outro material com as mãos é muito trabalhoso (e o resultado esperado nem sempre é alcançado). Por isso é importante conhecer os diferentes tipos, para que não ocorra erros e dúvidas na hora da compra.

Lembrando, que sempre temos que levar em consideração a que melhor se encaixa na sua necessidade, pois quando temos um serviço para fazer, queremos simplificá-lo ao máximo para economizar esforço, e com a vasta variedade, acabamos nos perdendo um pouco. Por isso, neste blog vamos falar sobre os principais tipos de lixadeiras e suas aplicações.

 

  • QUAIS SÃO OS TIPO DE LIXADEIRAS E AS SUAS FUNÇÕES?

 

Existe uma grande variedade de lixadeiras no mercado. Algumas têm até aspirador de pó acoplado, outras costumam ser equipamentos extremamente funcionais e podem acelerar a sua obra ou reforma de modo considerável sem diminuir a qualidade da entrega final. Mas é de suma importância, que você entenda a funcionalidade das lixadeiras. Elas são equipamentos muito úteis para serviços pontuais e em uma determinada fase das obras. Para conseguir escolher a que se encaixa melhor em suas necessidades, o ideal é conhecer todas e o que cada uma delas pode ofecer. Por isso, vamos apresentar os principais tipos e suas respectivas funções.

 

  • VARIEDADES DE LIXADEIRAS

 

Angular: Esta lixadeira é utilizada para desgastar diferentes tipos de superfícies arredondadas (forma circular). Essa ferramenta é leve, e geralmente com muita potência e produtividade, ideal para realizar o lixamento de madeiras maciças, é apropriada para o desbaste. Alguns modelos contam com ajuste de velocidade, que pode ser útil para algumas atividades específicas. Não recomendamos nem indicamos, para a realização de acabamento e fino acabamento.

 

 

Lixadeira Vertical: De uso semelhante ao da lixadeira angular, porém é mais leve e com formato vertical, é uma ferramenta indicada para o lixamento mais rápido e contínuo, pois, evita que o usuário se curve sobre a mesa de trabalho. Seu formato facilita o lixamento em locais altos, possui design ergonômico que diminui o esforço do usuário.

 

 

De Teto e Parede: Indicada para lixar superfícies como gesso, massa corrida e reboco, antes de receber a pintura. Podendo alcançar locais de difícil acesso. Ela é essencial para facilitar seu trabalho diário, pois é uma lixadeira elétrica que já vem com um sistema de aspiração (saco coletor), pode-se acoplar um aspirador de pó a lixadeira. Dessa maneira, a lixadeira com aspiração evita sujeira, já que a poeira é aspirada instantaneamente. A lixadeira de teto possui um prolongador de cabo para facilitar o lixamento em superfícies mais altas. Já a lixadeira de parede não possui o prolongador de cabo.

 

Essas lixadeiras são as preferidas pelos profissionais, pois permitem que você lixe superfícies altas sem usar escadas ou andaimes. Nesses modelos ainda é possível acoplar um aspirador e fazer a aspiração do pó, como citado acima. Em todos os modelos no mercado as lixas são presas com velcro, o que garante uma boa fixação e fácil troca.

 

 

 

 

De cinta: Da mesma maneira que a lixadeira angular, a de cinta também é utilizada apenas para os desbastes em diversas superfícies. Tendo uma lixa em formato de cinta que permite a retirada de grandes quantidades de materiais, sendo útil para os trabalhos mais pesados. Possui um formato de esteira, por isso o lixamento deve ser feito somente no mesmo sentido das fibras da madeira, para garantir a melhor qualidade do serviço. Possui ótimo desempenho em trabalhos mais pesados, devido ao seu formato é indicada apenas para uso em superfícies planas. Indicamos essa lixadeira, para quem quer fazer uma remoção rápida de acabamentos como: tinta e vernizes (geralmente em madeira), fazendo com que o serviço seja muito mais rápido e exija menos força dos braços.

 

 

Orbital: Nós indicamos essa lixadeira, para acabamentos em superfícies de aço e metal. Vale ressaltar que existem formatos diferentes para as lixadeiras orbitais. Elas podem contar com lixas circulares, que são conhecidas como Roto Orbitais. Seus movimentos são rápidos e bem suaves, permitindo lixar em qualquer direção. Costuma ser fácil de manusear, é muito utilizada para remover verniz e tintas e para arredondar arestas. Aqui depende da utilidade que será dada a ferramenta. Não servem para lugares com ângulos ou grandes superfícies.

 

 

 

 

Roto orbital: Essa lixadeira tem a junção de dois movimentos de lixa, além de ser orbital ela gira ao redor de seu eixo, permitindo realizar um acabamento delicado e perfeito em superfícies planas. São eficientes em lixar em áreas planas de aço, madeira ou mármore. Possui sistema de controle de velocidade. A Lixadeira Roto Orbital é bastante usada em oficinas de pintura e funilaria, pois são ótimas para lixar partes arredondadas das latarias dos veículos.

 

 

 

 

Roto orbital pneumática: Assim como o nome, suas funções não são muito diferentes da lixadeira roto orbital. No entanto, esse modelo pneumático pode ser considerado mais simples, quando comparado a uma ferramenta elétrica. As ferramentas pneumáticas são aquelas que funcionam com ar comprimido que é produzido por compressores. O motor dessa ferramenta é construído por palhetas (como uma pequena turbina) que giram as engrenagens para fazer funcionar (sem nenhum contato com energia elétrica).

No mercado é possível encontrar lixadeiras pneumáticas de alta rotação, orbitais, roto orbitais e de cinta, como já citado anteriormente.

 

Excêntrica: Esta lixadeira é multifuncional, pois é possível polir materiais como madeira, plástico, metal, massa de aparelhar ou até verniz, trabalha com superfícies planas ou arredondadas (forma circular/curva). O modelo é requisitado para lixamento fino e sem estrias, ou seja, é ideal para acabamentos.

 

Obs. Mais uma vez ressaltamos a importância de analisar exatamente qual será a finalidade dada a sua lixadeira. Verifique se a atividade precisará de uma aplicação pesada, para desbaste intenso de materiais, para acabamentos mais finos, para serviço intermediário, só assim você conseguirá escolher uma lixadeira perfeita para a sua situação.

 

 

 

 

Combinada: A lixadeira combinada é indicada para trabalhos leves de desbaste em peças de madeira, permitindo trabalhar na horizontal e vertical. Geralmente, tem um cabo, para permitir o alcance dos locais mais altos ou de difícil acesso.

 

 

 

 

 

Delta: É considerada como uma lixadeira auxiliar (nunca a principal), usada para trabalhos onde outras lixadeiras não alcançam, o desenho deste tipo de lixadeira é acabado com uma ponta. Essa lixadeira é mais utilizada em materiais, como, madeira.

 

 

 

 

 

Lixadeira/Politriz: Ao usar este equipamento, é preciso tomar cuidado para não queimar ou velar a pintura na hora do polimento, pois a rotação de polimento é de 5.000 RPM e a rotação da lixadeira é de 9.000 RMP, se for polir com rotação de 9.000 RPM você pode ter problemas com o acabamento final do seu polimento.

 

 

Lixadeira Oscilante: A lixadeira oscilante é bastante indicada para lixar

diferentes tipos de pisos, variando de madeira até concreto. É uma ferramenta para superfícies planas, que apresenta um poder abrasivo intenso. Por conta disso, funciona muito bem para serviços de restauração e instalação de pisos de madeira, além de ser eficaz na remoção de revestimento velho e na ação de polimento da superfície do piso. O nome oscilante foi dado justamente pelo movimento que a máquina executa.

 

 

 

  • NÃO PODEMOS ESQUECER DAS DICAS DE SEGURANÇA!

 

 

 

Não é nenhuma novidade que o acabamento é uma das etapas mais importantes dentro de um processo de construção ou reforma. Economizar esforços nessa etapa pode significar um resultado de baixa qualidade ou que deixe o cliente insatisfeito de alguma maneira. Mas não deixe que esse esforço, te leve a fazer coisas que você nunca fez, portanto:

 

➢ Sempre utilize equipamentos de segurança (EPI), como óculos ou viseira, avental, máscara, protetores, luvas (depois vai lá dar uma conferida na matéria sobre “Segurança no Ambiente de Trabalho”, falamos um pouquinho mais sobre o cuidado na hora de manusear os equipamentos do dia-a-dia);

 

➢ Nunca encoste na lixa enquanto a ferramenta estiver ligada na corrente elétrica;

 

➢ Coloque sempre a proteção na máquina antes do início da operação;

 

➢ Confira o RPM da sua máquina;

 

➢ Deixei sempre limpo os flanges e a sua planicidade antes montar o rebolo;

 

➢ Limpe as etiquetas do rebolo antes de montá-lo na máquina;

 

➢ Faça inspeções constantes do som e do aspecto visual do seu equipamento;

 

➢ Coloque que se sempre ao lado da máquina na hora de operá-la;

 

➢ Coloque sempre etiqueta entre o rebolo e a flange de montagem.

 

Esperamos ter ajudado você na escolha entre os vários modelos, como lixadeiras oscilantes (variação de velocidade), de palma (manual), de bancada e vertical (ângulo da ferramenta), lixamento a úmido, lixamento a seco, com coletores de pó, aspirador, vibratórias.

 

Agora que você conhece os tipos de lixadeiras pode escolher aquela que vai cumprir sua necessidade. Diz ai para gente qual é a que você utiliza! Esperamos que tenha gostado desse artigo. Até a próxima!



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Wimpel Whatsapp Wimpel