Entre em contato (11) 2023-6299 | contato@wimpel.com.br
Rua Maria Carlota, 661 - Vila Esperança - São Paulo - SP - CEP: 03647-000 Soluções Industriais

Na hora de comprar aerógrafo, qual o melhor?

Gostou? compartilhe!

Na hora de comprar aerógrafo, qual o melhor?

Na hora de comprar aerógrafo, qual o melhor?

mpitemporario.com.br/projetos/wimpel.com.br

Aerógrafo para micro pintura automotiva

mpitemporario.com.br/projetos/wimpel.com.br

Aerógrafo para pintura automotiva

 

“Para que comprar aerógrafo, se posso comprar uma lata de spray?” Ou melhor, dizendo, “Um aerógrafo é muito caro e são muitas opções, acho que vou continuar com as práticas antigas”. Essas perguntas/comentários são muito recorrentes.

 

Algo que posso te falar é que, apesar do aerógrafo e o spray terem aspectos semelhantes, a facilidade, a durabilidade, a precisão nos traços e o valor agregado que o aerógrafo possui é totalmente diferente de uma lata de spray.

 

Se você está procurando entender melhor sobre o assunto, você está lendo o artigo certo. Vamos lá!

 

Nesse artigo vamos conversar sobre como você pode adquirir e começar nesse ramo que permite customizar carros, motos, decorar bolos, fazer maquiagens, decorar equipamentos de automodelismo e aeromodelismo, dentre outras utilidades.

Tópicos desse artigo:

  • Tipos de aerógrafos
  • O que procurar em um aerógrafo
  • Quais tintas e bases podem ser usadas na aerografia
  • Limpeza dos aerógrafos

Aerógrafo de gravidade ou sucção: Na aerografia existem dois tipos de sistemas, o de mistura externa, que é o de sucção (os de copinho para baixo nos quais a tinta entra no aerógrafo sugado por um canudo) e o de mistura interna que é o de gravidade (em que o copo do aerógrafo fica voltado para cima).

Nos aerógrafos de gravidade, o ar e a tinta se misturam dentro do mesmo, facilitando o controle da saída de ar e da tinta. Esse sistema permite fazer traços mais finos, fazendo com que fiquem mais estáveis e delicados.

Os aerógrafos de sucção são um dos tipos mais básicos, o ar e a tinta se misturam, de forma que os impulsiona a saírem juntos. Há a possibilidade de serem utilizados com bicos e agulhas de medidas maiores, já que a quantidade de tinta que eles carregam é bem maior do que os outros, e com esse modelo você tem traços mais largos, indicado para áreas maiores.

mpitemporario.com.br/projetos/wimpel.com.br

MP – 1000 (Sucção)

mpitemporario.com.br/projetos/wimpel.com.br

MP - 1004 (Gravidade)



Aerógrafo de gravidade de caneca central ou lateral: Os aerógrafos de caneca lateral e caneca central têm como a maior diferença entre eles o ponto de vista e modo que o profissional deseja trabalhar.

Os aerógrafos de caneca central são mais equilibrados na mão e evita mais acidentes, como a queda do copo. Já os aerógrafos de caneca lateral podem ser mais confortáveis ao serem utilizados, pois deixam a visão da parte frontal do aerógrafo livre. Entre eles o melhor, é aquele que você se adaptar, que sentir mais conforto.

mpitemporario.com.br/projetos/wimpel.com.br

MP-1003 (Caneca Lateral)

mpitemporario.com.br/projetos/wimpel.com.br

MP-1001(Caneca Central)

 


Aerógrafo de ação simples: Um aerógrafo de ação simples é aquele que só tem uma função no gatilho, você aperta e ele solta ar e a tinta, mantendo sempre um fluxo constante da mistura e um leque mais largo. Esse modelo exige um profissionalismo maior de quem estará utilizando, e indicado para cobertura de áreas maiores.


Aerógrafo de ação dupla: Já no aerógrafo de ação dupla, o gatilho lhe permite controlar a intensidade de saída da tinta. Esse gatilho possui dois movimentos para que haja o controle simultâneo da abertura de ar e da agulha. Com este tipo de aerógrafo, você pode manipular com mais precisão a quantidade de tinta e seu foco, proporcionando maior desempenho para traços mais finos.


Esse modelo de aerógrafo é mais indicado para trabalhos que necessitem de maiores detalhes em seu acabamento.


mpitemporario.com.br/projetos/wimpel.com.br

MP-1000 (Ação Simples)

mpitemporario.com.br/projetos/wimpel.com.br

MP-1002 (Ação Dupla)

 

⦁ O que procurar em um aerógrafo

Agulha e bico: Os aerógrafos são comercializados com diversas espessuras de agulha, podendo variar entre 0,2mm e 0,8mm. Você deve escolher a espessura da agulha e bico de acordo com o material a ser utilizado. Para materiais mais viscosos, o bico e agulha devem ser de espessura maior (0,5 a 0,8 mm), e para materiais menos viscosos, bico e agulha devem ser de espessura menor (0,2 a 0,35 mm).

 

Trava de curso da agulha: São as regulagens que ficam na parte de traz do aerógrafo. Essas regulagens são muito importantes, principalmente para quem está começando na aerografia. É necessário que você veja isso antes de comprar o seu aerógrafo, pois se trata de uma regulagem da qual limita a abertura da agulha, ou seja, você determina o traço que deseja fazer com o aerógrafo.

mpitemporario.com.br/projetos/wimpel.com.br

Aerógrafo com regulagem

mpitemporario.com.br/projetos/wimpel.com.br

Aerógrafo sem regulagem

 


⦁ Quais tintas e bases podem ser usadas na aerografia

Risco de carro: São utilizadas no aerógrafo para pintura automotiva, tintas bases de poliéster, nitrocelulose, acrílico e até poliuretano, pela facilidade de compra disponível em casas de tintas.

Maquiagem: Já nesse ramo, a inovação foi tanta que é possível aplicar corretivo, base, pó, sombra, delineador, blush e batom. O aerógrafo permite fazer uma maquiagem completa em questão de minutos. Nesse caso, não são “tintas”, mas, produtos específicos para a maquiagem da pele.


Confeitar bolos: Quem trabalha nesse ramo sabe como confeitar pode dar muito mais trabalho do que realmente fazer o bolo. E é justamente nesse ponto que um aerógrafo pode fazer toda a diferença. Utilizando o equipamento certo e tinta decoradora comestível, é possível não apenas dar uma cor diferente para seus bolos, mas também, fazer efeitos de sombra e delineado em questão de segundos.


Modelismo: Quem curte aeromodelismo e automodelismo, costuma usar tintas acrílicas ou esmalte sintéticas, que são as adequadas para esse hobby. Mas há quem faça adaptações com tintas automotivas e até tintas para artesanato.


Barbearia: Nesse ramo é utilizado e recomendado usar tintas à base água, pois se você, amante dessa arte, diluir, você corre um grande risco de deixar a tinta pastosa e na hora da utilização, entupir o bico do aerógrafo. Tenha também o cuidado de usar tintas atóxicas.
Compartilhe conosco quais trabalhos você faz com aerógrafos, mande sua dica!


⦁ Limpeza dos aerógrafos


Nessa última parte do blog, queremos te dar algumas dicas de como limpar o seu aerógrafo. Se você já trabalha com aerografia, provavelmente, deve ter uma técnica de limpar bem rapidinho o mesmo. Mas, se você está iniciando no ramo agora, segue algumas dicas:
Para a limpeza durante e depois do uso, os mais indicados são:

  • Solução específica para limpeza de aerógrafos, encontrada em lojas do ramo;
  • Álcool isopropílico
  • Limpa vidros
  • Água

Verifique sempre qual o melhor solvente para a tinta que você está utilizando, pois esse será o melhor para limpar o seu aerógrafo.


Há quem prefira desmontar a parte da agulha do aerógrafo para limpar, com pano ou com escovas próprias para essa limpeza. Mas, para quem prefere não desmontar, existe a jarra de limpeza, que lhe permite limpar seu equipamento sem desmontá-lo.


Esperamos que, com essas dicas, você escolha o seu aerógrafo e faça ótimos trabalhos. A Wimpel tem uma linha de aerógrafos incríveis a sua disposição. Confira!

 

Se você tem alguma dúvida, ou quer deixar sua opinião, mande um e-mail para: marketing@wimpel.com.br. Esperamos o seu feedback.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Wimpel Whatsapp Wimpel