Entre em contato (11) 2023-6299 | contato@wimpel.com.br
Rua Maria Carlota, 661 - Vila Esperança - São Paulo - SP - CEP: 03647-000 Soluções Industriais

SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Gostou? compartilhe!

SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO

SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Nesta matéria, vamos abordar um assunto muito, mas muito importante, e pouco falado: EPI’s (equipamento de proteção individual). Quando o assunto é pintura automotiva, o uso de roupas especiais (macacões), luvas, óculos protetores e máscaras são obrigatórios e a sua segurança, mesmo que na maioria das vezes não são muito confortáveis e você pense que não tenha tanta necessidade assim.

O QUE SÃO EPI’s?

Os EPI‘s são quaisquer itens, produtos ou dispositivos utilizados exclusivamente pelo profissional da área da saúde, mecânica, funilaria, eletricidade, entre outros, com o objetivo de protegê-lo contra riscos ameaçadores da sua segurança e/ou saúde no ambiente de trabalho.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO EPI’s?

O EPI é importante para proteger individualmente quem trabalha em determinados segmentos, como citado acima, diminuindo qualquer espécie de ameaça ou risco para o trabalhador. A sua utilização é determinada por uma norma técnica chamada NR-6, que estipula que os equipamentos sejam fornecidos de modo gratuito para que você, colaborador, desempenhe suas funções no local onde trabalha.

Se você que está lendo essa matéria é um supervisor nessa área, é de responsabilidade sua e da empresa, garantir que os empregados utilizem adequadamente os equipamentos de proteção individual, e você que é um profissional, é seu direito cobrar os EPI´s da empresa. Eles devem ser usados no decorrer de todo o período laboral, seguindo todas as determinações da organização.

O uso adequado do EPI evita transtornos para você e também para o seu negócio, garantindo que as tarefas sejam desempenhadas com maior eficácia e segurança.

É necessário que os equipamentos sejam mantidos em boas condições de uso, assim como devem ter uma certificação de aprovação do órgão responsável, que na maioria das vezes, vem escrito na embalagem do equipamento. Dessa forma, empregados e empregadores precisam entender a importância do uso desses instrumentos de proteção e como são essenciais para a preservação da integridade física.

POR QUE USAR OS EPI’s?

Mas aí você deve estar se perguntando, porquê mesmo usar esses equipamentos?! Essa pergunta é feita todos os dias. Definir motivos para usar os EPI’s é muito fácil e claro - eles são fundamentais para proteger a sua saúde e integridade física, reduzindo os riscos para o profissional. Porém, mesmo com toda essa informação, ainda há resistência em usá-los.

Na rotina de uma oficina, por exemplo, o profissional não pensa nos riscos que um equipamento pode causar. É importante que ele conheça muito bem o funcionamento da ferramenta que vai usar, e os riscos que ela tem. Dessa forma, ele sentirá a necessidade dos EPI´s.

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DO NÃO USO DOS EPI’s?

Existem consequências? Sim. Além, é claro, de prejudicar a saúde, ou o risco de danos irreparáveis ao corpo, podemos ter sérios problemas com a Lei.

Se na atividade há riscos em relação à medicina do trabalho, como intoxicações, contaminação, ou danos físicos como quedas, amputações, a empresa é multada em valores consideráveis.

A determinação do valor a ser pago, no caso de multa, é feita por laudo pericial, no qual é analisada a gravidade da situação. A empresa poderá, ainda, sofrer processo cível e/ou trabalhista.

Se você é um funcionário e não utiliza os EPI’s tome cuidado, pois quem deixa de utilizar o EPI disponibilizado, mesmo após ser orientado sobre a importância dele, pode sofrer procedimentos disciplinares, como advertência seguida de suspensão, e até demissão por justa causa.

A seguir, vamos tratar dos EPI´s em oficinas de funilaria.

PRINCIPAIS EPI’s DE USO OBRIGATÓRIO NA OFICINA E FUNILARIA

É recomendado o uso de equipamentos como luvas, calçados, máscaras e óculos de segurança para evitar o contato ou a inalação de materiais tóxicos, prevenindo danos aos olhos e pele.

LUVAS DE PROTEÇÃO

O uso de materiais como graxa e óleo é prejudicial à saúde e pode acarretar irritações na pele, gerar dificuldades respiratórias e, em alguns casos extremos, desenvolver um câncer.

Os serviços de funilaria exigem que as luvas sejam de couro. Elas são necessárias para a proteção das mãos do colaborador nas etapas de solda, montagem e desmontagem dos equipamentos metálicos.

Já para os que trabalham com pintura, é recomendado o uso de luvas de borracha nitrílicas. Dessa forma, o contato com a tinta é eliminado, minimizando o risco químico da exposição por longos períodos. Protege contra riscos mecânicos, pois há modelos com antiderrapante.

SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO

LUVA DE COURO

SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO

LUVA DE BORRACHA

 

CALÇADOS DE SEGURANÇA

Outro item indispensável em uma oficina mecânica são os calçados de segurança. Eles protegem os pés de substâncias químicas, e até mesmo, de objetos e peças que possam cair no chão e provocar ferimentos caso sejam pisados, ou se caírem diretamente nos pés.

SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO
 

MÁSCARAS E ÓCULOS DE SEGURANÇA

Outro item obrigatório são os óculos e máscaras de segurança. Ao realizar atividades de soldagem é preciso utilizar máscaras que contenham lentes de proteção contra radiação ultravioleta. Ela ajudará a proteger o rosto contra fagulhas e estilhaços.

SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO

ÓCULOS DE PROTEÇÃO

SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO

PFF1 VALVULADA

 

Em relação às máscaras, o tipo escolhido depende da situação a qual o pintor está exposto, por exemplo: lixamento da peça ou aplicação de tinta em espaço aberto ou em cabine fechada.

As máscaras PFF (peça facial filtrante), são descartáveis, e a vida útil de cada modelo deve ser observada de acordo com o fabricante, como também o devido uso. Elas contém um purificador de ar de segurança, que protege, contra a inalação de fumaça, névoa, produtos químicos.

SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO

MAST2001

SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO

MAST2002

 

Busque sempre máscaras com válvulas de exalação (o filtro químico utilizado na máscara é ideal contra vapores orgânicos), máscaras resistentes contra fumos metálicos, poeiras e névoas, sempre atento à sua necessidade.

UNIFORME COM TECIDO ADEQUADO

Se você for um mecânico, o uniforme é de suma importância, pois evita que você sofra com queimaduras e fique exposto a cortes. Para profissionais nessa área, o tipo mais indicado é o brim (também pode ser utilizado na pintura).

SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO

MACACÃO DE TYVEK

SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO

MACACÃO DE BRIM

 

Já para o profissional que atua na cabine de pintura é recomendado o uso do macacão tyvek. A sua função é simples, evitar o contato direto dos produtos químicos com a pele em ambientes fechados.

Indicado para proteção do tronco e membros superiores e inferiores, para evitar respingos de produtos químicos em pinturas e revestimentos spray.

PROTETOR AURICULAR

Outro item básico é o protetor auricular, visto que ruídos prolongados acima dos limites determinados podem resultar em problemas auditivos. Conforme o ambiente pode ser usado os protetores de espuma ou silicone, internamente na orelha, ou os maiores, tipo concha, na parte externa tampando toda a orelha.

SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO

SILICONE

SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO

TIPO CONCHA

 

Agora que você já está ciente dos riscos e sabe quais são os EPI’s obrigatórios para uma oficina e funilaria, bora colocá-los em prática? Esperamos que tenha gostado desse artigo. Até a próxima!



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Wimpel Whatsapp Wimpel