Entre em contato (11) 2023-6299 | contato@wimpel.com.br
Rua Maria Carlota, 661 - Vila Esperança - São Paulo - SP - CEP: 03647-000 Soluções Industriais

Termos técnicos

Gostou? compartilhe!

Termos técnicos

 

mpitemporario.com.br/projetos/wimpel.com.br/

 

O mundo da funilaria e pintura possui diversos equipamentos disponíveis com as mais diversas especificações e possibilidades de configuração, trazendo consigo diversos termos técnicos que podem gerar dúvidas em quem ainda não se consolidou na área e está buscando se aperfeiçoar, e até mesmo em quem já é experiente, e por isso a Wimpel traz um guia para te ajudar a compreender de forma simples e prática os principais termos técnicos utilizados no mercado.

 

ALIMENTAÇÃO

Diz respeito ao método de reabastecimento das pistolas. Alimentação por gravidade significa que a caneca vai na parte de cima do equipamento, e a gravidade faz o trabalho de reabastecer a pistola conforme o uso. Já no método por sucção a pistola aspira o material através de um tubo de sucção.

mpitemporario.com.br/projetos/wimpel.com.br/

 

MP-560 - Alimentação por gravidade &

CP-10 - Alimentação por sucção

LEQUE

O leque de um equipamento refere-se a área que determinada pistola é capaz de alcançar na vertical, sendo medida em centímetros. Dessa forma, uma pistola de pintura com leque de 20cm consegue cobrir até 20cm de superfície.

 

mpitemporario.com.br/projetos/wimpel.com.br/

 

HVLP & LVLP

High Volume, Low Pressure é uma atomização de pistolas de pintura, e sua característica é utilizar um alto volume e baixa pressão de ar, tornando a pulverização mais suave e garantindo uma maior quantidade de tinta na superfície que está sendo trabalhada, permitindo que se trabalhe de forma mais rápida.

Low Volume, Low Pressure é uma atomização de pistolas de pintura, e sua característica é utilizar baixo volume e baixa pressão de ar, sendo indicada para trabalhos mais detalhados que exigem mais atenção aos detalhes, pois a velocidade de trabalho é mais lenta quando comparada com um modelo HVLP.

 

mpitemporario.com.br/projetos/wimpel.com.br/

 

mpitemporario.com.br/projetos/wimpel.com.br/

PCM

Pés Cúbicos por Minuto (ou PCM) é a unidade que mede a vazão do consumo de ar, especificada em volume. Essa é a medida

de consumo que o equipamento precisa, e serve de base para a escolha do compressor que será usado junto, que deve ter capacidade maior do que a consumida pela ferramenta.

PSI

Abreviação em inglês de pound force per square inch, PSI nada mais é do que a pressão utilizada pelo equipamento, medida em libras, e é necessário ficar atento a isso, pois um compressor deve estar de acordo com a ferramenta utilizada: pressão maior do que a recomendada pode danificar o equipamento, e pressão menor do que a recomendada gera perca de eficiência.

 

mpitemporario.com.br/projetos/wimpel.com.br/

 

NPT (CÔNICA)

Abreviação para a norma americana National Pipe Thread, a sigla se refere a uma norma específica de roscas, utilizada em tubulações rosqueáveis. Quando essa sigla aparece em algum equipamento, é necessário ficar atento ao padrão das partes rosqueáveis que a compõem.

 

BSP (PARALELA)

Assim como a NPT, a sigla de British Standard Pipe denomina um padrão de roscas, sendo essa referente ao padrão britânico. Da mesma forma que a NPT, quando a sigla aparece em algum equipamento, é necessário atenção ao padrão das partes rosqueáveis.

 

 

 

 

mpitemporario.com.br/projetos/wimpel.com.br/

mpitemporario.com.br/projetos/wimpel.com.br/

 

 

RPM

Rotações Por Minuto (ou RPM), como o nome sugere, é a unidade que mede a quantidade de rotações que um determinado equipamento realiza em um minuto: quanto maior o número, mais rápida é a rotação do equipamento.

 

mpitemporario.com.br/projetos/wimpel.com.br/

 

Viu como é fácil entender os principais termos que envolvem os equipamentos de funilaria e pintura? Esperamos que essas dicas ajudem no dia-a-dia e na escolha dos próximos equipamentos, se atentando às especificações técnicas seguindo esse guia. Nos despedimos por aqui e até o próximo artigo.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Wimpel Whatsapp Wimpel