O mundo da funilaria e pintura possui diversos equipamentos disponíveis com as mais diversas especificações e possibilidades de configuração, trazendo consigo diversos termos técnicos que podem gerar dúvidas em quem ainda não se consolidou na área e está buscando se aperfeiçoar, e até mesmo em quem já é experiente, e por isso a Wimpel traz um guia para te ajudar a compreender de forma simples e prática os principais termos técnicos utilizados no mercado.
ALIMENTAÇÃO
Diz respeito ao método de reabastecimento das pistolas. Alimentação por gravidade significa que a caneca vai na parte de cima do equipamento, e a gravidade faz o trabalho de reabastecer a pistola conforme o uso. Já no método por sucção a pistola aspira o material através de um tubo de sucção.
MP-560 - Alimentação por gravidade &
CP-10 - Alimentação por sucção
LEQUE
O leque de um equipamento refere-se a área que determinada pistola é capaz de alcançar na vertical, sendo medida em centímetros. Dessa forma, uma pistola de pintura com leque de 20cm consegue cobrir até 20cm de superfície.
HVLP & LVLP
High Volume, Low Pressure é uma atomização de pistolas de pintura, e sua característica é utilizar um alto volume e baixa pressão de ar, tornando a pulverização mais suave e garantindo uma maior quantidade de tinta na superfície que está sendo trabalhada, permitindo que se trabalhe de forma mais rápida.
Low Volume, Low Pressure é uma atomização de pistolas de pintura, e sua característica é utilizar baixo volume e baixa pressão de ar, sendo indicada para trabalhos mais detalhados que exigem mais atenção aos detalhes, pois a velocidade de trabalho é mais lenta quando comparada com um modelo HVLP.
PCM
Pés Cúbicos por Minuto (ou PCM) é a unidade que mede a vazão do consumo de ar, especificada em volume. Essa é a medida
de consumo que o equipamento precisa, e serve de base para a escolha do compressor que será usado junto, que deve ter capacidade maior do que a consumida pela ferramenta.
PSI
Abreviação em inglês de pound force per square inch, PSI nada mais é do que a pressão utilizada pelo equipamento, medida em libras, e é necessário ficar atento a isso, pois um compressor deve estar de acordo com a ferramenta utilizada: pressão maior do que a recomendada pode danificar o equipamento, e pressão menor do que a recomendada gera perca de eficiência.
NPT (CÔNICA)
Abreviação para a norma americana National Pipe Thread, a sigla se refere a uma norma específica de roscas, utilizada em tubulações rosqueáveis. Quando essa sigla aparece em algum equipamento, é necessário ficar atento ao padrão das partes rosqueáveis que a compõem.
BSP (PARALELA)
Assim como a NPT, a sigla de British Standard Pipe denomina um padrão de roscas, sendo essa referente ao padrão britânico. Da mesma forma que a NPT, quando a sigla aparece em algum equipamento, é necessário atenção ao padrão das partes rosqueáveis.
RPM
Rotações Por Minuto (ou RPM), como o nome sugere, é a unidade que mede a quantidade de rotações que um determinado equipamento realiza em um minuto: quanto maior o número, mais rápida é a rotação do equipamento.
Viu como é fácil entender os principais termos que envolvem os equipamentos de funilaria e pintura? Esperamos que essas dicas ajudem no dia-a-dia e na escolha dos próximos equipamentos, se atentando às especificações técnicas seguindo esse guia. Nos despedimos por aqui e até o próximo artigo.
Gostou? compartilhe!