Entre em contato (11) 2023-6299 | contato@wimpel.com.br
Rua Maria Carlota, 661 - Vila Esperança - São Paulo - SP - CEP: 03647-000 Soluções Industriais

Regulagem de Equipamentos

Gostou? compartilhe!

Regulagem de Equipamentos

 

Pistolas de pintura existem nos mais variados tipos, designs, acabamentos e com as mais diversas configurações, podendo às vezes causar confusão quanto ao jeito certo de regular o equipamento. Visando esclarecer todas as dúvidas em relação a esse assunto, elaboramos esse artigo especialmente para desmistificar essa etapa crucial no uso correto das pistolas Wimpel, por isso recomendamos se ajeitar no assento e prestar bastante atenção para não perder nenhum detalhe no conteúdo que vamos apresentar agora. Vamos lá?

 

 

Os principais pontos a se atentar na hora de regular a sua pistola são os reguladores, que podem vir em quantidades diferentes (de 1 a 3 reguladores) de acordo com o modelo do equipamento, e a capa, que também afeta o modo de trabalho. Saber como confi gurar cada um desses itens é essencial para que a ferramenta trabalhe no seu potencial máximo, entregando toda a qualidade que a Wimpel oferece, e abaixo vamos explicar sobre cada um deles: suas funções, configurações, e como seu trabalho afeta a pistola.

mpitemporario.com.br/projetos/www.wimpel.com.br/
mpitemporario.com.br/projetos/www.wimpel.com.br/

VÁLVULA DE REGULAGEM DE LEQUE

Localizada na parte de cima do equipamento, essa válvula é responsável por regular o leque, abrindo ou fechando o mesmo. Girar a válvula para a direita abre o leque, aumentando sua área de trabalho e formando aquela imagem com a qual estamos acostumados. Em contrapartida, girar a válvula no sentido oposto fecha o leque, diminuindo a área de trabalho a um ponto concentrado e focalizado. Em alguns modelos a válvula de regulagem de leque pode ficar na lateral do equipamento, mas seu funcionamento segue o mesmo.

mpitemporario.com.br/projetos/www.wimpel.com.br/

MP-2010

A pistola MP-2010 possui um diferencial: não possui válvula reguladora de leque. A regulagem do leque desse modelo é feita através da capa, podendo ser deixado na horizontal ou vertical para utilizar o leque aberto, ou na diagonal para fechar o leque para o ponto concentrado. Essa configuração é exclusiva da MP-2010, de forma que manter a capa na diagonal em outros equipamentos fará com que o equipamento não desempenhe da forma que deveria.

mpitemporario.com.br/projetos/www.wimpel.com.br/

VÁLVULA DE VAZÃO DE MATERIAL

Localizada na altura do bico do equipamento, a válvula de vazão de material é responsável por controlar a quantidade de material que é vaporizado pelo equipamento. Quanto mais aberta essa válvula estiver, mais material (tinta, verniz etc) será pulverizado pela pistola, e quanto mais fechada, menos material será utilizado. Sua regulagem é feita da mesma forma que a anterior: girar para a direita aumenta a vazão, e para a esquerda, diminui.

mpitemporario.com.br/projetos/www.wimpel.com.br/

VÁLVULA DE FLUXO DE AR

Localizada na parte de baixo do equipamento, logo a frente da entrada de ar, está a válvula de fluxo de ar, responsável por controlar a quantidade de ar comprimido que passa pelo equipamento, e da mesma forma que as anteriores, quanto mais aberta a válvula estiver, maior é o volume de ar, e vice-versa. Vale destacar também que nem todos os modelos de pistolas possuem regulador de fl uxo de ar, trabalhando com um fluxo constante.

mpitemporario.com.br/projetos/www.wimpel.com.br/

MANÔMETRO

A válvula de regulagem com manômetro é uma peça separada da pistola, que pode ou não ser utilizada. Sua função é parecida com a da válvula de fluxo de ar, porém trabalha com mais precisão, permitindo medir exatamente a quantidade de ar que está passando, diferente da válvula de fl uxo de ar que depende da observação e experimentação do profissional.

mpitemporario.com.br/projetos/www.wimpel.com.br/

 

CAPA DE AR

Por fim, temos a capa de ar, que envolve e protege o bico do equipamento, e é responsável por controlar a direção e posição do leque da pistola. Sua regulagem é simples, podendo ser feita girando a capa: ao mantê-la na horizontal, o leque do equipamento será na vertical, e ao girar a capa para a vertical, o leque será na horizontal. Conforme mencionado antes, manter a capa na diagonal causará perda de eficiência de trabalho, com exceção do modelo MP-2010, que possui regulagem do leque na capa ao invés de válvula.

 

mpitemporario.com.br/projetos/www.wimpel.com.br/

MAS AFINAL, QUAL A REGULAGEM CERTA?

Embora essa dúvida possa surgir, precisamos esclarecer um ponto importante: não existe regulagem certa ou errada. Cada profissional trabalha de uma forma, e a regulagem utilizada por um pode não funcionar para outro, alguns trabalham de forma mais rápida e precisam de mais vazão; outros, trabalham de forma mais lenta, e uma vazão maior pode causar problemas na execução do serviço. Por isso, recomendamos que teste o seu equipamento, experimente as diversas regulagens que o equipamento oferece até encontrar a que mais agrada e atende as suas necessidades, garantindo um serviço de qualidade impecável, característica marcante de quem usa equipamentos Wimpel.

Agora que você já sabe como funciona cada válvula reguladora do seu equipamento, como a capa de ar funciona, e qual a função do manômetro, vale a pena pegar a sua ferramenta e fazer alguns testes, pode ser que você encontre uma regulagem mais confortável para cada tipo de trabalho. E vamos ficando por aqui, esperamos que esse conteúdo tenha expandido sua compreensão sobre pistolas de pintura e te ajude a melhorar cada vez mais a qualidade do seu trabalho. Nos vemos no próximo conteúdo!



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Wimpel Whatsapp Wimpel